Principais ferramentas do Google
para aumentar sua conversão

4 principais ferramentas do Google que você deve usar

Seu site é relevante para seu cliente? Seu site converte? Como você pode melhorar?

Descubra como utilizar as principais ferramentas do Google gratuitas, para melhorar a experiência do usuário, aumentando suas vendas através da orientação de dados.

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Atualmente, existem literalmente milhares de ferramentas de marketing pagas e gratuitas disponíveis. De acordo com Scott Brinker, 8.000 para ser exato.

Mesmo se você tivesse tempo ilimitado para explorar cada um, nem todas elas são ferramentas que você precisa usar ou mesmo conhecer. Poucas atendem a esse critério.

Mas existem algumas ferramentas que são absolutamente essenciais para o seu marketing, para que possa acompanhar o crescimento de sua empresa. E algumas dessas ferramentas de marketing são gratuitas e criadas pelo Google. Sim, o mesmo Google que ajuda a encontrar o que você procura em um instante.

O Google é muito mais que um mecanismo de busca; eles são uma força de marketing. Em 2019, a publicidade representou a maioria da receita total do Google. Estamos falando de mais de US $ 160 bilhões. Então, sim, eles sabem uma coisa ou duas sobre marketing.

Conteúdo

Quais são as principais ferramentas do Google?

Talvez você já tenha ouvido falar de algumas (ou de todas) dessas principais ferramentas do Google, e talvez já esteja usando. Mas se não, é hora de verificar.

Aqui está uma rápida descrição do que cada ferramenta faz e por que você deve implementar em seu marketing:

Google Analytics

Vamos ser sinceros, o Google ganhou o jogo de análise anos atrás. Embora existam outras ferramentas de análise “empresariais”, como o Adobe Analytics, o Google é o líder de fato nesse espaço.

Você sabia que o Google não criou tecnicamente o  Google Analytics a partir do zero? Não, a empresa adquiriu um produto chamado Urchin em abril de 2005, formando o Google Analytics logo em novembro de 2005.

Se você não conhece o Google Analytics, segue uma breve descrição em poucas palavras:

O Google Analytics é um serviço de análise da web oferecido pelo Google que rastreia e relata o tráfego do site, atualmente como uma plataforma dentro da marca Google Marketing Platform. Wikipedia

Existem 2 aspectos que fazem o Google Analytics ser a queridinha, é gratuita e amplamente completa, e há uma resposta para qualquer problema ou caso de uso que você possa encontrar.

Portanto, o ponto principal é que, se você deseja obter informações sobre os visitantes do seu site, não há praticamente nenhuma razão justificável para usar qualquer outra coisa. Instale o Google Analytics e verifique se está acompanhando o que importa!

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Google tag manager

Agora, este é um pouco diferente. O Google Tag manager (ou GTM) é um sistema de gerenciamento de tags para gerenciar tags JavaScript e HTML, incluindo web beacons, para rastreamento e análise da web.

Funciona de mãos dadas com o Google Analytics.

Aqui estão alguns casos de uso típicos para implantar o Gerenciador de tags do Google:

  • Use-o para instalar o seu Pixel do Facebook.
  • Use-o para configurar e acionar eventos no Google Analytics.
  • Use-o para instalar scripts populares de terceiros, como widgets de bate-papo ao vivo ou pop-ups.
  • Use-o para acompanhar quem está adicionando e quais scripts ao seu site.

Estes são apenas alguns exemplos. O Gerenciador de tags do Google é muito mais poderoso do que isso e, quando você realmente explora alguns dos recursos, como a mística “camada de dados”, as possibilidades são infinitas.

O tag manager facilita pois você não precisa mexer no código do seu site, centralizar todas as tag em só um lugar, ganhando autonomia com seu marketing, melhorando a produtividade e reduzindo custo de TI.

E, assim como o Google Analytics, existe uma comunidade de suporte robusta em torno desse sistema muito popular de gerenciamento de tags. Portanto, qualquer dúvida que possa ter pode ser respondida por especialistas.

Ah, e claro, também é grátis.

Google Search Console

Para o próximo, vamos começar com uma definição direta da fonte:

As ferramentas e os relatórios do Search Console ajudam a avaliar o tráfego e o desempenho da pesquisa do seu site, corrigir problemas e fazer com que seu site brilhe nos resultados da Pesquisa do Google. Google

Em maio de 2015, o  Google Search Console  era conhecido como Ferramentas do Google para webmasters.

Mas sua missão sempre permaneceu a mesma; para capacitar os webmasters a controlar como o site é visto e exibido pelo Google nos resultados de pesquisa orgânica.

Se você está tentando otimizar no mecanismo de busca (SEO), você deve usar absolutamente essa ferramenta gratuita para otimizar seu site e potencialmente melhorar sua classificação.

Aqui estão algumas das coisas incrível que o Google Search Console pode ajudá-lo a fazer, extraídas  diretamente  da fonte:

  • Confirme se o Google pode encontrar e rastrear seu site.
  • Corrija os problemas de indexação e solicite a nova indexação de conteúdo novo ou atualizado.
  • Visualize os dados de tráfego da Pesquisa Google no seu site: com que frequência ele aparece na Pesquisa do Google, quais consultas de pesquisa mostram o seu site, com que frequência os pesquisadores clicam nessas pesquisas e muito mais.
  • Receba alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site.
  • Mostre quais sites apontam para o seu site.
  • Solucione problemas de AMP, usabilidade móvel e outros recursos de pesquisa.

E, assim como os outros, é gratuito e fácil de configurar.

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De fato, se você estiver lançando um novo projeto, recomendamos que você configure o Google Analytics, o Gerenciador de tags do Google e o Google Search Console ao mesmo tempo e amarre-os todos juntos. Mais tarde você irá notar o benefício que terá.

Google Optimize

Chegamos à quarta e última principal ferramenta do Google de nossa lista, o  Google Optimize. Ele também é o mais novo do grupo.

Envolva os visitantes do seu site como nunca antes. Crie experiências personalizadas e execute testes no site – de graça. Google

Provavelmente, o recurso mais popular do Google Optimize são os testes A/B. Se você tem ideia das práticas recomendadas de otimização de conversão, sabe como é importante sempre testar novas páginas de destino para melhorar continuamente seus resultados.

Antes do Google Optimize, isso não era tão fácil. Você precisava usar as Experiências de conteúdo do Google Analytics, que eram desajeitadas, ou encontrar uma solução paga, alguns deles podem ser caros. Como se pudéssemos ter comprado um carro novo.

Então, vem o Google Optimize, para fazer com o mundo dos testes e personalização do site seja fácil e gratuito, ele fez uma evolução com o mundo da análise de sites. Ele oferece um produto gratuito que está à frente da maioria das soluções pagas, ao mesmo tempo em que lucra com os dados e também em uma versão premium (chamada Optimize 360), posicionada para clientes corporativos.

Interessado em experimentar o Google Optimize? Bem, se sim, aqui estão algumas coisas que você pode fazer com a ferramenta:

  • Execute testes A/B.
  • Execute um teste multivariado.
  • Ofereça experiências personalizadas aos visitantes do seu site.
  • Edite uma página para um teste com o editor visual interno.
  • Relate os resultados de suas experiências.
  • Integre seus dados ao Google Analytics, Google Ads e muito mais.

4 principais ferramentas do Google que você deve usar

Embora o Google Optimize ainda seja relativamente novo em comparação com ferramentas semelhantes nesse post, ele está em uma trajetória muito familiar com o Google Analytics. Isso significa que eles provavelmente se tornarão a plataforma de teste e otimização de sites mais poderosas.

Conclusão

Bem, aí está. As 4 principais ferramentas do Google para seu marketing, você pode e explorar à vontade.

O consumidor mudou e com isso seu marketing deve também mudar. A experiência do usuário em um site não apenas afeta os sentimentos pessoais em relação a uma marca, mas também pode afetar a classificação de um site nos resultados de pesquisa.

Faça uma auditoria gratuita em seu site, entre em contato.

Cleverson de Almeida
Cleverson de Almeida

Cleverson de Almeida é especialista em marketing de conteúdo da Clever Innov. A maior parte de seu tempo realiza pesquisas para aprimorar novas estratégias de marketing além de constantemente aplicar melhorias na comunicação interno e externa da Clever Innov e seus parceiros. Em seu tempo livre ele gosta de assistir e praticar esportes como futebol e pedaladas.

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