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Como calcular e reduzir o custo de aquisição de clientes

Você sabe quanto é o custo da aquisição de seus clientes?

Você pode ter muitos clientes adquirindo seu produto ou serviço todos os dias, mas se a aquisição deles custa mais do que eles trazem, qual é o seu objetivo?

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Tendo isso em mente, o custo de aquisição de clientes torna uma métrica essencial que você deve calcular e reduzir para dar passos consistentes em direção ao crescimento.

Para reduzir seu CAC (custo de aquisição de clientes), você precisa primeiro calcular o custo. Depois de conhecer as despesas gerais e os custos envolvidos na aquisição de novos clientes, você poderá se concentrar em executar melhorias, encerrar procedimentos ou promover iniciativas para reduzir esses custos.

Conteúdo

Por que o custo de aquisição de clientes é importante?

Como proprietário, preocupado com o futuro da sua empresa, você definitivamente sabe qual é a sua receita?

Não faria sentido não saber quais são seus custos. Aprender o custo de aquisição de clientes é importante para potencializar seus lucros.

Além disso, um modo de aumentar sua receita é diminuindo os custos. Reduzir o custo de aquisição do seu cliente é a maneira de reduzir custos da sua empresa.

 

Como calcular o custo de aquisição de clientes

A fórmula mais simples do custo de aquisição de clientes é o valor total investido na aquisição de novos clientes dividido pelo número de novos clientes que você possui.

Portanto, se você gastar R$ 1.000,00 para fechar 100 clientes, seu CAC será 10.

Um benefício de uma fórmula simples é que ela oferece um ponto de partida fácil para apoiar suas iniciativas de redução de CAC. O custo de aquisição de clientes é composto por muitos custos que às vezes são esquecidos, como seu orçamento de marketing, os salários de sua equipe de vendas, outros trabalhos de mensagens ou divulgação que você faça para adquirir novos clientes.

 

Como calcular o custo de aquisição de cliente

5 Etapas para reduzir o custo de aquisição de clientes

Existem muitas estratégias que te ajudarão a diminuir seus CACs. Aqui estão algumas delas.

1) Concentre-se nas suas personas e despesas gerais fáceis de corrigir

Quanto melhor a definição do seu mercado-alvo, mais precisamente poderá direcionar iniciativas de mensagens e vendas para esse mercado.

Se o seu produto ou serviço for divulgado com o sistema de mensagens certo, o CAC do seu comprador ideal será menor do que o CAC de outros potenciais compradores por padrão. O foco nas suas personas também se vincula à ideia de se concentrar nos frutos baixos da redução de CACs.

Por exemplo:

  • A publicidade na TV tem seus valores elevados, já os links patrocinados costumam ser mais eficazes. 
  • Pagar influenciadores para promover sua marca pode ser caro; o crescimento orgânico via geração de conteúdo pode ser mais eficaz. 

custo de aquisição de cliente

2) Melhorar suas conversões

Você pode gastar muito para direcionar mais tráfego, mas quantos novos visitantes estão se inscrevendo ou instalando seu aplicativo?

O percentual de usuários que executam a ação desejada é a sua taxa de conversão. Você pode aperfeiçoar identificando o problema do visitante, como o tempo de carregamento da página, resolvendo os problemas enfrentados em momentos específicos da jornada do comprador. Redirecionando os visitantes anteriores que não executaram nenhuma ação desejada, para melhorar as suas taxas, pelas quais as pessoas passam por todo o processo para a etapa de inscrição, download ou instalação.

Você também deve aumentar sua taxa de conversão de avaliação gratuita para assinante se for um software como serviço.

custo de aquisição do cliente (cac)

3) Fique de olho na retenção de clientes

Não se concentre apenas na aquisição de clientes.

Se você tiver muitas aquisições, mas uma alta porcentagem de usuários deixar de usar seu produto ou serviço após um certo período, seus números de retenção serão um obstáculo e você enfrentará problemas com grande rotatividade de clientes. É isso que vincula o custo de aquisição de cliente ao LTV (valor de longo prazo de um cliente).

É compreensível que você precise gastar para fechar novos clientes, mas isso só faz sentido se você puder extrair interesse suficiente de cada cliente ao longo de seu relacionamento.

Ter um processo de integração do usuário bem projetado é uma das maneiras de melhorar a retenção e as conversões. Quanto mais fácil for para os usuários verem o valor da sua oferta e desfrutarem desses benefícios, maior será a probabilidade de eles ficarem com você a longo prazo.

Fique de olho na retenção de clientes

4) Automação sempre que possível

Acelere e simplifique processos com automação.

Por exemplo, escreva um e-mail de boas-vindas acolhedor, encantador e pessoal, enviado a qualquer pessoa que se inscreva ou visite sua página, envie um e-mail de agradecimento a qualquer pessoa que participe de feedback, oferecer códigos de desconto e promoção a quem promover sua marca e atrair novos clientes para você.

Tudo isso deve ser automatizado e acontecer naturalmente, nos bastidores. Isso ajudará você a reduzir os custos de suporte ao cliente e melhorar o reconhecimento da marca, configurar é rápido e fácil, eles podem economizar uma quantidade substancial de tempo e dinheiro. Caso não consiga a Clever Innov te ajuda.

mailchimp automação e-mail marketing

5) Conteúdo educacional e seja claro na sua comunicação

Quanto mais tempo demorar usuários perceberem o benefício de usar seu serviço ou produto, mais tempo eles terão para pensar em desistir e não se inscrever, caso eles não entenderem imediatamente o que você está oferecendo e como você é diferente de outros serviços similares disponíveis no mercado. Você pode melhorar suas taxas de fechamento, deixando bem claro o que você faz e por que é melhor do que as demais alternativas, para que os clientes desejem experimentar seu serviço. Apenas certifique-se de que seja o mais fácil possível para que eles se inscrevam, dê o próximo passo, pois eles também perderão o interesse se o seu processo de integração for desajeitado, complicado ou demorado.

Pensamentos finais

Não importa quão grande ou inovador seja um aplicativo, serviço ou produto, ele só será bem-sucedido se houver tempo suficiente para que as pessoas aprendam sobre ele e depois o utilizem, e você só poderá ficar por mais tempo se o seu custo de aquisição de clientes for menor.

Dito isso, acertar os custos de marketing e aquisição de clientes é essencial para a sobrevivência do seu negócio reduzindo por meio de retenção aprimorada, melhores conversões, segmentação articulada, automação e mensagens claras.

Ficou alguma dúvida? Quer saber de um conteúdo específico?

Cleverson de Almeida
Cleverson de Almeida

Cleverson de Almeida é especialista em marketing de conteúdo da Clever Innov. A maior parte de seu tempo realiza pesquisas para aprimorar novas estratégias de marketing além de constantemente aplicar melhorias na comunicação interno e externa da Clever Innov e seus parceiros. Em seu tempo livre ele gosta de assistir e praticar esportes como futebol e pedaladas.

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