Descubra o poder do
Marketing Social

Conceitos de marketing social:

O que são? E por que você deve utilizar!

Quem sua empresa está beneficiando? E como isso pode ajudar suas campanhas de marketing?

Descubra o que, por que e como os conceitos de marketing social podem fazer sua marca crescer em um mundo cada vez mais compassivo…

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Você sabe o que são “conceitos de marketing social”? Se você acompanha os desenvolvimentos e tendências de marketing, provavelmente já ouviu o termo marketing social … … mas você pode não estar completamente informado sobre o que isso significa. Neste guia, vou explicar o que é, dar a você vários exemplos de marketing social e explicar por que (e como) se tornou tão popular entre as empresas. Vamos ao assunto…
Conteúdo

O que é marketing social?

O marketing social é quando sua empresa busca fazer o bem à sociedade, mesmo às custas de suas próprias margens, e depois compartilha seu impacto positivo com seus seguidores, clientes e comunidade.

Marcas que usam marketing social, compartilham a questão social em sua comunicação de marketing e explicam o porquê e o que estão fazendo para resolver o problema.

O marketing social deve ser tratado como compromisso e estratégia de longo prazo.

O que é marketing social

 

 

 

 

 

 

 

 

A principal reflexão dos conceitos de marketing social é que a empresa que utiliza coloca o bem-estar da sociedade nas preferências de sua marca, especialmente nas comunicações de marketing.

Exemplos de marketing social

Se essa definição e explicação ainda não esclareceu, abaixo segue alguns exemplos reais de marketing social

EQ – Waveholic

Eu não poderia falar sobre marketing social sem mencionar a marca de roupas Waveholic.

Se você dúvida das credenciais da marca como uma empresa que se concentra em questões sociais, consulte a página inicial do site:

waveholic Conceitos de marketing social

Em vez de vestir roupas ou falar sobre as últimas tendências da temporada (como muitas empresas de moda), elas aumentam a conscientização sobre sustentabilidade e poluição com seu arquétipo do explorador.

Exemplos de marketing social

As mensagens sociais da Waveholic sobre sustentabilidade e meio ambiente tornaram-se incrivelmente próximas (e igualmente importantes) à sua marca.

Danone

Como o site da Danone afirma: ‘Saúde melhor, vidas melhores, um mundo melhor.’

A enorme marca de alimentos enfatiza bastante questões de saúde, vida melhor e transparência, principalmente quando se trata de emissões de carbono.

Marketing social vale a pena

Uma pesquisa realizada pelo CDP (Carbon Disclosure Project) revelou que, dos dezesseis maiores negócios de alimentos e bebidas na bolsa de valores, a Danone ficou em primeiro lugar para trajetória com baixo carbono.

Essa abertura e transparência, juntas com a ênfase de sua marca em assuntos de saúde, bem-estar e questões verdes, fazem da Danone um ótimo modelo de marca que emprega conceitos de marketing social e o entende.

Body Shop

Faça uma pesquisa no Google por The Body Shop e é isso que você verá nos resultados de pesquisa:

Body-Shop-marketing-Social

A Body Shop não começou recentemente a fazer campanha sobre a crueldade contra animais. Seus esforços começaram há mais de 30 anos em 1989 e ainda continua nos dias atuais.

Suas campanhas publicitárias apresentam regularmente esse conceito social, juntamente com o porquê e como das campanhas de crueldade contra animais.

Exemplos de marketing social

A Body Shop também se alinhou estreitamente com outras questões da sociedade, como reciclagem e sustentabilidade.

Fazer campanhas para esses problemas em suas comunicações de marketing não ajuda suas margens de lucro, mas terá um impacto positivo em sua marca.

Por que usar conceitos de marketing social?

Questões relacionadas ao mundo, meio ambiente e nossa sociedade estão assumindo um lugar cada vez mais proeminente na mídia. Os avanços digitais tornaram o mundo um lugar muito visível em curto tempo dando espaço a sua marca fazer certo e sem espaço para se esconder.

Por que usar conceitos de marketing social

Alguns dos problemas sociais que vemos com maior frequência são:

  • Sustentabilidade
  • Emissões de carbono
  • Crueldade animal
  • Remuneração justa
  • Trabalho infantil
  • Reciclando
  • Igualdade

Não somente para fins de marketing, as empresas devem fazer todo possível para evitar danos ou afetar negativamente qualquer um desses fatores.

As questões sociais são de grande preocupação para o público em geral, e muitos clientes não querem fechar parceria com uma marca que tenha um impacto negativo no mundo (e estão preparados para comentar sobre esse fato publicamente nas mídias sociais).

As vantagens do marketing social

Alinhar seus marca com questões sociais quase certamente terá implicações adversas nas suas margens de lucro.

Por exemplo, é muito mais barato ter seus produtos produzidos por mão de obra infantil do em uma fábrica que paga justamente, e custará menos comprar materiais baratos que não podem ser reciclados do que aqueles que podem ser reciclados.

No entanto, esse pequeno custo extra, irá ajudar a obter um retorno maior a longo prazo, especialmente se você compartilhar seu compromisso social com o mundo (também conhecido como marketing social!).

As vantagens do marketing social

As pessoas se sentem bem quando sabem que fizeram uma coisa boa, e isso inclui gastar um pouco mais com os produtos de uma empresa (que se alinham às questões sociais).

Além disso, com o crescimento da publicidade referente a questões sociais na mídia, ela atua como publicidade para marcas que ousam fazer tudo o que podem para ajudar.

Por exemplo, se você produzir roupas de origem sustentável, produzidas em uma fábrica dentro da lei, e uma série de investigações descobrirem lojas de trabalho infantil de outra marca no seu nicho, sua marca irá se beneficiar da publicidade sobre salários justos e sua afiliação a questões social.

Um exemplo real disso é a crescente popularidade do veganismo. O impacto prejudicial da indústria da carne tem sido compartilhado repetidamente na mídia recentemente e isso causou uma enorme mudança em nossos hábitos alimentares. Isso ajudou positivamente as marcas comprometidas com os alimentos à base de plantas.

Conceitos de Marketing Social: Conclusão

É importante enfatizar que algo bom não deve ser feito para seu próprio ganho. Isso apaga o ‘bom’ e apenas faz outra ‘coisa’. Se você vai tentar táticas de marketing social e alinhá-las à sua marca, deve fazê-lo com as intenções corretas. Existem muitos benefícios em ajudar a sociedade, mas se você for fazer isso apenas para aumentar a publicidade a curto prazo e não se comprometer com a causa a longo prazo, isso terá pouco efeito na sua marca. Encontre a questão social que mais se aproxima da sua marca, cause um impacto positivo e compartilhe com seus possíveis clientes, seguidores e clientes! Essa é a base dos conceitos de marketing social.

Quer saber se a Clever Innov tem um programa de marketing social?

Cleverson de Almeida
Cleverson de Almeida

Cleverson de Almeida é especialista em marketing de conteúdo da Clever Innov. A maior parte de seu tempo realiza pesquisas para aprimorar novas estratégias de marketing além de constantemente aplicar melhorias na comunicação interno e externa da Clever Innov e seus parceiros. Em seu tempo livre ele gosta de assistir e praticar esportes como futebol e pedaladas.

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